O que você sabe sobre o trabalho de uma agência de viagens?
Por Luciane Aulicino 16/07/2021
De modo geral, as pessoas sabem beeem pouco do que acontece por traz das maravilhosas viagens que fazemos.
O que mais escuto, quando falo que trabalho com turismo, é: nossa, você deve viajar bastante. Mal sabem! Foi-se o tempo glorioso das agências de turismo – nem cheguei a pegá-lo – em que elas eram as únicas fontes de ligação entre os destinos turísticos e os viajantes.
No mundo atual – de zero glamour nas agências de viagens – a banda toca diferente. Os procedimentos ainda são manuais, dependentes de atendimento ou em interfaces muito ruins. A pandemia escancarou isso: horas e horas pendurada no telefone esperando ser atendida por companhia aérea e outros fornecedores.
Não há um padrão. Nem de valores, nem de regras, nem de qualidade. Um hotel excelente hoje, pode estar horrível no ano que vem. É quase impossível responder aquelas perguntas que todo mundo nos faz: quando eu gasto pra ir pra Fernando de Noronha? A resposta é sempre aquela que não gostamos: depende. De inúmeros fatores. E esse é exatamente o nosso trabalho! Montar esse grande quebra-cabeça, de acordo com o seu perfil de viagem, orçamento e datas disponíveis.
Olhando assim até parece fácil, né?
O que ninguém vê é que dedicamos muitas horas de estudos, estamos sempre participando de novas capacitações – lembra que falei que tudo muda muito rápido? – trocando experiência com outros agentes de viagem e planejando as novas viagens com o maior carinho do mundo.
Apesar de tudo isso, somos todos apaixonados pelo turismo.
Nossa profissão nos dá o privilégio de eternizar momentos incríveis, de cuidar daquele suado mês de descanso com o maior carinho, de conhecer pessoas e histórias incríveis, de fazer muitos amigos e de sempre participar dos bons momentos da vida de alguém.
Me diz se tem coisa melhor que essa!