(13) 99773-4993 Aulicino Facebook Aulicino Instagram Aulicino Youtube Aulicino WhatsApp

Como fazer um intercâmbio?

Confira o passo a passo para programar seu intercâmbio da melhor forma possível!

Essa pergunta é bem recorrente aqui na Aulicino: Lu, já decidi que quero estudar no exterior. Por onde começar?

Realmente, estudar fora demanda um trabalho bem grande de planejamento. Há muito o que fazer antes de colocar nossos pés no avião e partir para uma nova aventura.

Costumo dizer que trabalho com intercâmbio, justamente, porque essa é uma viagem que muda para sempre a vida de quem a faz. Sejam aqueles que fazem os intercâmbios de um mês, como aqueles que optam por nunca mais voltar ao Brasil. A mudança é verdadeira e profunda. Partindo dessa premissa, não podemos simplesmente comprar qualquer ideia e embarcar sem estar preparado.

Luciane Aulicino embarcando no primeiro intercambio
Embarcando para o meu primeiro intercâmbio, em 2011


Aqui na Aulicino fazemos um trabalho extenso e diário – de formiguinha mesmo – para que o seu intercâmbio saia da melhor forma possível. Para que você esteja preparado para tudo que vai acontecer de errado pelo caminho. Não se iluda, vai acontecer muito perrengue mesmo.

Agora que você já sabe que percalços no caminho acontecem e estar preparado é um grande diferencial, listei os pontos mais importantes – aqueles que demandam uma atenção especial – no planejamento do seu intercâmbio:

Conhecimento da língua

É fato que quanto mais você souber a língua do país em que vai estudar, melhor será o aproveitamento do seu intercâmbio.

Isso significa que você não pode fazer um intercâmbio sem conhecimento daquela língua? Muito pelo contrário. Você pode e deve! Essa é a maneira mais rápida de aprender uma nova língua e colocá-la em prática.

O que quero fazer você entender é que quanto mais souber sobre a língua, mais fácil será seu dia a dia e maior será o seu crescimento com comparação ao tempo de estudo. Em outras palavras: quem chegar com nível mais básico irá demorar mais semanas para se desenvolver e passar mais aperto nas situações do dia a dia, do que quem chega com nível intermediário ou avançado.

Levando isso em conta, considere começar as aulas aqui no Brasil, antes da viagem. Preferencialmente com professores nativos ou que já tenham morado no país que você vai visitar. Assim você aproveita e aprende, também, sobre a cultura local, que é o nosso próximo item.

Luciane Aulicino na feira intercambio vancouver no canada
Feira de intercâmbio em Vancouver, no Canadá


Cultura local

É de extrema importância conhecer o país e cidade em que você vai morar. Lembre-se que intercâmbio significa troca cultural. Não há intercâmbio quando você não quer trocar o seu conhecimento com o do seu novo país.

Saiba, pelo menos, sobre os seguintes pontos:

  • Costumes locais
  • Horário das refeições
  • Hobbies dos habitantes
  • Transporte público e deslocamento
  • Vestimenta
  • Religião
  • Feriados importantes e época de férias
  • Estude o bairro da escola/universidade e da sua acomodação

Luciane Aulicino nas ferias do intercambio
Férias do intercâmbio, Roma em 2011


Preparação da mente

Esse, muito
provavelmente, é o item mais importante de toda a preparação. Não podemos fechar os olhos para a preparação da mente. Você pode saber tudo sobre a língua e a cultura local, entretanto, se não estiver mentalmente preparado, o intercâmbio estará fadado ao insucesso.

Tenha consciência que:

  • O dia da partida é triste e apreensivo
  • O caminho será longo e difícil
  • Sentirá saudade de casa, da sua família e dos seus amigos
  • Em alguns dias vai querer desistir de tudo
  • Vai ter dúvidas entre ficar mais tempo ou voltar pra casa antes
  • Vai passar por muitas situações desagradáveis


Tente sempre pensar que tudo ‘de ruim’ que acontece no intercâmbio contribuí para o seu crescimento e amadurecimento.

Por fim, coloque tudo em ação. Não adianta planejar os mínimos detalhes da viagem e não tirar esse planejamento do papel!

 


DICAS DE TURISMO AULICINO

Depoimentos

Mariana Devincentis

Mariana Devincentis

ILSC Group Education-Montreal - Tive uma ótima experiência no intercâmbio que fiz na ILSC Group Education em Montreal, Canadá.

Leia mais...

aulicino atendimento agendado

<title> <meta name="description" content=""> <meta name="keywords" content="empresa de Turismo e Intercâmbio em Santos -SP, intercâmbio,Programa de férias para crianças e adolescentes,Preparação acadêmica, curso técnico, graduação e pós graduação,Estudo de Línguas"> <meta name="robots" content="index, follow"> <meta name="revisit-after" content="1 day"> <meta name="language" content="Portuguese"> <meta name="generator" content="N/A"> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"> </head>