(13)3301-6447

AULICINO CANADA

Como trabalhar legalmente no CANADÁ

Você já deve ter ouvido falar que o Canadá é um ótimo país para se viver e os motivos são diversos: qualidade de vida, receptividade do povo canadense, segurança nas ruas, eficiência no sistema de transportes públicos e, principalmente, facilidade na hora da imigração. Porém, para trabalhar e morar no Canadá não basta apenas comprar uma passagem de ida.  
Calma, vamos te explicar todo o processo direitinho.  
Antes de mais nada é necessário um visto de trabalho ou permissão de trabalho. Para conseguir o primeiro, você precisa ser funcionário de uma empresa multinacional que tenha filial no Canadá ou trabalhar em uma empresa canadense que tenha negócios no Brasil. Desta forma, a própria empresa deve entrar com o pedido do visto e transferir você para lá. Neste caso, as vantagens são diversas, entre elas ter todos os benefícios profissionais como descontos em cursos, seguro saúde, abrir conta em bancos, etc. No entanto, sabemos que essa não é uma realidade próxima para todos. A opção, então, é solicitar uma permissão de trabalho. Para isso é necessário estar matriculado em um curso universitário ou em uma pós-graduação. A chamada Post-Graduation Work Permit (PGWPP) permite que você trabalhe depois de terminar o seu curso. Com ela você ganha o direito de se formar em uma universidade canadense e fazer parte do mercado de trabalho. Além disso, a PGWPP ajuda a se qualificar para ter residência permanente no Canadá através do processo Express Entry ou em português, Entrada  Expressa. Mas atenção: a autorização de trabalho não poderá ter mais de três anos após o final do curso.  
canadaPara ingressar em uma faculdade canadense, você precisa atender aos seguintes requisitos:  

  • Ser fluente em inglês .com comprovação)  
  • Estar com o passaporte em ordem 
  • Fazer testes de proficiência em inglês como IELTS ou TOEFL. 
  • Fazer outros testes específicos da área de ensino da faculdade  
  • Enviar comprovantes e diplomas devidamente traduzidos  
  • Possuir cartas de recomendação de professores  
  • Em alguns casos, entrevista pessoal.  

Vale lembrar que as exigências podem alterar dependendo da universidade que você escolher. Ao ser aceito no curso de graduação ou pós-graduação, entre com o pedido da  
permissão de trabalho o mais rápido possível. Você só poderá trabalhar por no máximo 20 horas semanais.  
Feito tudo isso, será necessário adquirir o Social Insurance Number, conhecido como SIN, obrigatório para quem está trabalhando no Canadá. Sem ele, trabalhar se torna uma atividade ilegal e pode trazer problemas para o empregador e, principalmente, para você. O SIN equivale ao Programa de Integração Social (PIS) aqui no Brasil e serve para que o governo cobre os devidos impostos  
dos empregadores. Com o SIN você tem acesso à aposentadoria e ao seguro desemprego.  
Para obter seu Social Insurance Number é necessário ir até o Service Canada Centre da sua cidade e apresentar os seguintes documentos originais no caso de morar temporariamente no Canadá: 

  • Passaporte  
  • Permissão de trabalho (work permit) ou Permissão de estudos que indique que você pode trabalhar  
  • Endereço completo no Canadá  
  • Nome completo de solteiro dos pais  

Para os viajantes que pretendem morar permanentemente no país, devem consultar a lista de documentos no site do Governo do Canadá. 
A emissão do SIN é feita na mesma hora e sua validade é a mesma da permissão de trabalho ou de estudos. Ou seja, se alterar sua permanência no Canadá, será necessário renovar o SIN. O governo canadense recomenda que o seu Social Insurance   Number seja informado apenas no momento da contratação e nunca em entrevistas, e-mail ou por telefone.  
Ao procurar vagas de emprego, a forma mais rápida e prática é utilizando sites especializados (ver abaixo). Além de seguro, é o método mais utilizado pelos canadenses. Uma dica importante é não restringir a busca apenas para sua área de atuação, já que o mercado canadense é bastante flexível em relação a obrigatoriedade de se ter diploma para atuar numa determinada área. Antes de procurar emprego, é preciso ter um currículo bem redigido. Fique atento a possíveis erros de digitação, gramática e concordância. Seja claro e objetivo e não invente informações. Veja um modelo de currículo em inglês.
Segue abaixo a lista de alguns dos melhores e gratuitos sites para se arrumar emprego no Canadá:  

  1. Workopolis  
  2. Working.com  
  3. Craiglist  
  4. Monster  

Para mais informações, envie um email para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ficaremos felizes em ajudá-lo!  


<title> <meta name="description" content=""> <meta name="keywords" content="empresa de Turismo e Intercâmbio em Santos -SP, intercâmbio,Programa de férias para crianças e adolescentes,Preparação acadêmica, curso técnico, graduação e pós graduação,Estudo de Línguas"> <meta name="robots" content="index, follow"> <meta name="revisit-after" content="1 day"> <meta name="language" content="Portuguese"> <meta name="generator" content="N/A"> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"> </head>